MELHORES ÁLBUNS DE 2010 – PARTE 1

12 jul

MGMT- Congratulations

MGMT- Congratulations

 

05. MGMT – Congratulations

Gênero: Rock

Destaque: Flash Delirium

Depois de um debut aclamado por todos, com alguns hits maravilhosos misturados a músicas mais ou menos, o MGMT decide equilibrar as coisas aqui, fazendo um CD sem nenhum hit certeiro, mas com músicas extremamente boas. É claro que a falta de um refrão pegajoso como o de Kids pesa aqui, mas no geral, tenho pouco a reclamar sobre o álbum. Após se acostumar com os não-refrões (ou 7 refrões, se você preferir) de Flash Delirium, a música vira uma montanha russa de diversão, com diversas mutações. Brian Eno é uma injeção de energia, e Siberian Breaks, um épico de 11 minutos, dá o tom psych-surf dá capa.

 

 

.

 

The National - High Violet

The National - High Violet

 

04. The National – High Violet

Gênero: Rock

Destaque: Conversation 16

Um dos mais aguardados do ano, espero por esse álbum desde que vi os caras ao vivo no Tim Festival de 2008, com sua energia e presença de palco sem igual. Felizmente, o álbum não só atendeu como superou qualquer expectativa, e suas canções, variando de hinos fantasmagóricos a canções energéticas que falam em metáforas sobre o nosso cotidiano, possuem uma característica em comum: a beleza sem igual, pintada em cada canção com um cuidado meticuloso, como se os caras tivessem feito poesias e não músicas. Fica difícil escolher apenas um destaque, mas Conversation 16 é uma das mais belas do ano.

 

 

.

 

 

 

 

Steel Train - Steel Train

Steel Train - Steel Train

 

03. Steel Train – Steel Train

Gênero: Rock

Destaque: Touch Me Bad

Ao meio de tanto projeto pretencioso, músicas bonitas de se ouvir e álbums mega-aguardados, a surpresa do ano pode muito bem acabar nas mãos do Steel Train no fim de dezembro. Com um álbum que exala diversão sem compromisso, o terceiro disco dos caras aumenta a dose de produção e a variedade, pegando influências do Vampire Weekend, Arcade Fire e The Killers, para formar um álbum extremamente contagiante, que não perde a coerência. Com refrões tão acessíveis quanto surpreendentes, você se perguntará qual foi o último álbum em que teve tanta diversão quanto esse aqui. Touch Me Bad fica como a mais divertida e urgente do disco, mas Turnpike Ghost, primeiro single, também entra na disputa.

 

.

 

 

 

 

Beach House - Teen Dream

Beach House - Teen Dream

02. Beach House – Teen Dream

Gênero: Rock

Destaque: Silver Soul

Da mesma forma que o Grizzly Bear no ano passado, o Beach House faz aqui o álbum mais acessível da carreira, e com louvor, o melhor. Toques de indie pop, soul e até mesmo gospel criam uma atmosfera bem cinzenta, como se tudo realmente se passasse no sonho de um adolescente, que lamenta os amores perdidos, relembra os dias ensolarados de verão e principalmente os bons momentos que viveu. O vocal de Victoria Legrand, aqui, ao invés de doce e angelical, nunca soou tão sombrio, e ajuda a dar continuidade ao clima do álbum durante suas belíssimas 10 faixas, consagrando o álbum como um dos mais agradáveis do ano até então.

 

 

.

 

 

 

 

 

LCD Soundsystem - This Is Happening

LCD Soundsystem - This Is Happening

01. LCD Soundsystem – This Is Happening

Gênero: Synth Rock

Destaque: All I Want

Depois um CD dificílimo de superar, o LCD Soundsystem está de volta para provar que consegue te fazer dançar, chorar, vibrar e pensar, tudo ao mesmo tempo. This Is Happening, terceiro e talvez último disco da banda, merece o mérito de melhor CD do ano até então, justamente por conseguir fazer tudo isso de novo. Trazendo as emoções da nossa vida do século XXI, e pegando de influências mais antigas como Bowie (All I Want) até as mais recentes (ouça os synths do Passion Pit em Dance Yrself Clean), a pista de dança nunca soou tão humana, com as batidas mais modernas da atualidade. All I Want, a All My Friends desse disco, é sem dúvidas a melhor e mais tocante música do ano. Ao final, com Home, onde o vocalista pede para levá-lo embora, só podemos desejar que o grupo não nos deixe orfãos nos próximos anos.

 

 

 

 

 

[20-16][15-11][10-06] • [05-01] • [Outros / Futuros Lançamentos]

 

27 Respostas to “MELHORES ÁLBUNS DE 2010 – PARTE 1”

  1. Tooleo 12/07/2010 às 9:17 PM #

    Faltou o novo do Rapture na lista de futuros lançamentos. Pelo menos pra mim é o disco mais aguardado do ano.

    Deve sair esse ano também o novo do Sunshine Underground, que foi uma grande surpresa em 2006 e nunca mais gravou nada.

    • Luis 13/07/2010 às 9:16 AM #

      o do rapture eu espero também, mas nem sabia que eles iam lançar alguma coisa esse ano! o outro aí não conheço não

  2. Tooleo 12/07/2010 às 10:19 PM #

    Nó, falei merda grande. O do Sunshine Underground já saiu no começo do ano e eu nem vi!

  3. Marcos Xotoko 13/07/2010 às 9:57 AM #

    Talvez você goste do Bright Future
    (o antigo nome da banda era Natalie Portman’s Shaved Head)

    Eu sempre aguardo muito coisas dessa banda 😀

    http://www.myspace.com/britefutures

  4. Guilherme Menezes 13/07/2010 às 10:57 AM #

    Pelo amor de Deus, liberem aqui o /\/\/\Y/\!
    Tô morrendo pra ouvir esse álbum.
    M.I.A. ftw.

  5. Fabio 16/07/2010 às 10:26 AM #

    Parabens pelo site, conhecia só hoje mas já dei um bookmark na pasta “diarios”. Mto bom.

  6. Rodolfo 21/07/2010 às 3:55 PM #

    VV Brown vai lançar coisa nova? o/

    • Luis 21/07/2010 às 8:20 PM #

      lança!! tem uma música nova até, mas nem gostei pra falar a verdade… se eu não me engano é alice, ou algum outro nome próprio…

  7. Carlinhos 21/07/2010 às 8:09 PM #

    Sobre a Marina, concordo contigo: http://andnowblog.blogspot.com/2010/07/os-diamantes-sao-eternos.html

  8. fernandabezerra 18/09/2010 às 12:41 AM #

    como é que pode não ter o “Brothers” do Black Keys nessa lista? o ano nem acabou mas já digo que foi o melhor de 2010!

    • Luis 11/11/2010 às 4:34 PM #

      não pude ouvir ainda, quem sabe até o fim do ano!!

  9. JULIANO 03/11/2010 às 11:33 AM #

    PERCEBI QUE VOCÊ É MAIS DO GENERO ROCK…
    EU CURTO MAIS POP, R&B, HIP HOP, ELETRONICA…
    MAIS DOS ALBUNS EM EXPECTATIVA ESPERO QUE VOCÊ OUÇA E GOSTE DE ANIMAL KESHA, BIONIC CRHISTINA GUILERA E APRHODITE KYLE MINOGUE!!!

    • Rodrigo 29/12/2010 às 8:20 PM #

      Cara, não é questão de gostar ou não. É que os estilos que você gosta são “subcultura”, enlatados da indústria musical, sem grande valor artistico. Pode procurar essas coisas em todas as listas de melhores da internet, que você não vai achar.

  10. Pedruh 10/11/2010 às 7:46 AM #

    Na minha humilde opinião, dessa lista o que mais me viciou foi

    Robyn – Body Talk Pt. 1 e
    Marina & The Diamonds – The Family Jewels

    Mas o melhor de 2010 é o Teenage Dream da Katy Perry. 🙂

  11. Luis 11/11/2010 às 4:37 PM #

    galerinha pop, vamos tentar ouvir outras coisa também, abrir a cabeça! eu adoro pop, mas vario também, a lista é legal por isso, variedade!! dêem uma chance aos meu top5, todos eles têm um quê de pop, mas não foram massificados infelizmente (ou não rs)

  12. dio 07/12/2010 às 7:10 AM #

    blog babaca, gosto musical muito especifico c/ um monte de musica ruim.. sera que nao da pra ser menos pessoal nao ?
    alem de parecer conteudo pra viado, quase tudo

    • Tooleo 07/12/2010 às 11:43 AM #

      Dio, quem é o babaca aqui? Não gostou, não precisa frequentar, simples assim. Volta pra casa, vai ouvir seu heavy metal e deixa os outros em paz, idiota.

      • Luis 07/12/2010 às 12:11 PM #

        específico, dio?? bom, se você não encontrou o que queria, sugiro que simplesmente não volte. e desculpa, mas não tem como ser menos pessoal não. quer ler notícias vai pro terra

  13. Hallnoxx 15/03/2011 às 4:33 PM #

    Sinceramente, deixar Beach House na frente do High Violet é um pecado. A única canção do disco deles com um apelo fantástico é a “Norway” dentro deste estilo new hype que chamado de dream pop com tendência “fugazzi”.

    Dá impressão que o final desta lista imitou um pouco o da NME (lá ele ficou em terceiro), apesar de ter ficado surpreso desta lista ter ignorado o These New Puritans.

    Bem, não posso falar do Vampire e nem do Steel Trains, pq não escutei esses, MGMT me parece interessante, mas acho que tinha também coisa melhor que eles. Só acertou mesmo no LCD Sound System. Foi merecidíssimo. Uma pena que a banda vai acabar.

    Acho que essa lista segue as tendências e estilos, o que é uma pena, pois isso representará apenas uma fase da música atual. Realmente a única coisa marcante que vou me lembrar deste ano, são essa trinca:

    1. The Era Of ADZ, Sufjan Stevens
    2. LCD Sound System, This Is Happening
    3. High Violet, The National
    4. These New Puritans, These New Puritans

    O resto não passa de seguidores de influencias e tendências de bandas anteriores.

    • Hallnoxx 15/03/2011 às 4:35 PM #

      Quis dizer, trinca = quadra… ¬¬’

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention MELHORES ÁLBUMS DE 2010 – PARTE 1 « -- Topsy.com - 14/07/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Vivian Reis . Vivian Reis said: Acabou o 1º semestre. Começam as listas dos melhores discos do ano! Adoro! Nessa erraram ao não incluir Caribou. http://bit.ly/bTkkOn […]

  2. [Lista] Melhores álbuns de 2010 (Parte I/II) « INMWT - 21/07/2010

    […] o Luis, do Oh my rock (excelente blog, favorite aí e siga também) se deu ao trabalho de compilar os 20 melhores álbuns lançados até Junho e também comentá-los. Com direito a futuros lançamentos, que é pra você ficar ligado. […]

  3. :: el Cabong :: » Os Melhores Álbuns de 2010 - 03/12/2010

    […] (Veja a lista no site) 01. LCD Soundsystem – This Is Happening 02. Beach House – Teen Dream 03. Steel Train – Steel Train 04. The National – High Violet 05. MGMT – Congratulations 06. Robyn – Body Talk Pt. 1 07. Vampire Weekend – Contra 08. The Morning Benders – Echo 09. Mumford & Sons – Sigh No More 10. Sleigh Bells – Treats 11. Surfer Blood – Astro Coast 12. Tame Impala – Innerspeaker 13. Blitzen Trapper – Destroyer of the Void 14. Gorillaz – Plastic Beach 15. Local Natives – Gorilla Manor 16. Janelle Monáe – The ArchAndroid 17. Titus Andronicus – The Monitor 18. Free Energy – Stuck On Nothing 19. Yeasayer – Odd Blood 20. Marina & The Diamonds – The Family Jewels […]

  4. 1º ANO DO OH MY ROCK: Os 10 Posts Mais Injustiçados « Oh My Rock - 23/03/2011

    […] coloquei o álbum do Steel Train no meu Top 10 do ano passado, muita gente deve ter olhado torto. A banda não recebeu muita atenção dos blog […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: